quinta-feira, 28 de maio de 2009

DOENÇAS ADQUIRIDAS ATRAVÉS DE ÁGUA POLUÍDA

ÁGUA E SAÚDE

A água pode transmitir doenças.
A água quando não tratada pode se tornar veículo de doenças, por que muitas vezes os esgotos das cidades são lançadas diretamente nos rios, sem antes passar por um tratamento adequado.Nos municípios onde existe o tratamento de esgotos, a parte sólida é aproveitada como adubo e a parte líquida é lançada no mar ou nos rios . Graças ao tratamento tanto a parte líquida como a parte sólida do esgoto não mais contém micróbios causadores de doenças .Os esgotos poluem a água com material fecal , ou seja proveniente das fezes humanas . Muitas dessas fezes vem misturadas como ovos microscópios de vermes parasita ou com cisto de protozoários patogênicos .Dessa forma o material fecal não poluem os rios como também os contamina .Durante a realização do nosso trabalho descobrimos que em nossa cidade não tem Tratamento de Esgoto.Da mesma forma que o ar , a água pode conter micróbios causadores de doenças são denominadas patogênicos . A seguir , veremos as principais doenças que podem ser transmitidas através da água.
Disenteria- É provocada por bactérias presentes na água contaminada. Causam inflamação dos intestinos, trazendo como conseqüência: diarréia, vômitos, e febre. Isso provoca uma grande perda de água causando desidratação.
Hepatite infecciosa – É provocada por um vírus que pode ser transmitido através da água e de alimentos contaminados . T rata-se de uma doença contagiosa que pode ser transmitida pelas mãos sujas do doente ou por suas roupas, tornando sua urina escura .
Amebíase- É causado por um micróbio chamado ameba , que se instala no intestino provocando vômitos, diarréia , dores no abdômen. A transmissão é feita através de água suja e alimentos mal- lavados.
Ascaridíase – É causado por um verme conhecido por lombriga . A lombriga é um parasita que vive a custa do seu hospedeiro , alimentando-se de parte da comida que ele ingere. Pega-se engolindo ovos de lombriga através da água contaminada.
Filariose- É uma doença provocada por vermes muitos finos , as filárias . Eles parasitam no sangue. Quando em grandes quantidades provocam uma doença chamada filariose.
Leptospirose- É causada por uma bactéria chamada leptospira , encontrada na urina de ratos . A pessoa é contaminada através da água poluída pelo rato . A bactéria penetra através de cortes ou feridas ou pela água ingerida.
Febre tifóide- É uma doença que ataca o intestino e provoca; febre alta , mal-estar, perda de apetite . A bactéria adquirida através da água e de alimentos contaminados ou por contato direto com uma pessoa doente . A doença é grave e altamente contagiosa que pode levar a morte.
Esquistossomose-É uma doença grave causada por um verme pequeno que se instala no intestino e nos canais do fígado . A transmissão é feita através da água e de rios e lagos contaminadas com larvas desse vermes que caem junto com fezes nos esgotos .
Cólera – É uma doença causada por uma bactéria encontrada nas fezes de pessoas contaminadas. Seus sintomas são febre , diarréia . É transmitido através da água onde há lixo e esgotos , ou pelas moscas que possuem vermes humanas e depositam na comida.
Leishmaniose-Doença infecciosa .Não é contagiosa causada pela leishmania brasilienses e é transmitida pelo mosquito flebótomo.
COMO PODEMOS EVITAR DOENÇAS ?
Como vimos, algumas doenças são transmitidas através da água . Apresentamos a seguir uma série de medidas que devem ser tomadas para prevenção dessas doenças;
* Beber água filtrada ou fervida.* Lavar bem as frutas , verduras e legumes em água com vinagre ou água sanitária, que são elementos esterilizados .* Lavar as mãos antes das refeições .* Não tomar banhos em lagos ou rios suspeitos .* Colocar o lixo em recipientes fechados .* Não comer carnes cruas ou mal- passadas .* Evitar águas paradas.
Trabalho realizado pelas alunas: Josevane, Daiana e Carolina



geovisit();

Um comentário: