terça-feira, 16 de junho de 2009

DOENÇA CELÍACA

Imagine-se sem comer pão, pizza, massas de um modo geral, chocolate e outro qualquer alimento que contenha glúten? Os pacientes portadores da doença celíaca convivem com este dilema quando descobrem que são portadores desta doença.
A doença celíaca caracteriza-se pela intolerância ao glúten, proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte. É uma doença genética que se caracteriza pela atrofia da mucosa do intestino delgado, em decorrência da intolerância ao glúten. As lesões na mucosa intestinal, comprometem a absorção dos nutrientes resultantes do processo digestivo afetando o metabolismo do indivíduo.
Os portadores desta doença podem substituir os alimentos que contêm glúten por outros tão nutritivos e saborosos como; amido de milho, farinha de arroz, fécula de batata, tapioca e carimã.
Não consumir alimentos que não informem os ingredientes no rótulo e evitar produtos que contenham proteínas do trigo, gérmen de trigo e aveia são cuidados que devem ser tomados pelos portadores da doença.
(TEXTO ADAPTADO DO JORNAL À TARDE 17/05/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário